03mar

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em inovação e diversidade pode ser um grande diferencial. Pessoas de diferentes gerações, culturas, classes e gêneros devem trabalhar juntas, trazendo a rica pluralidade de suas vivências. Mas, para isso, é necessário criar um processo seletivo mais inclusivo.

Isso porque a discriminação costuma acontecer ainda antes da contratação, quando a empresa não dá condições igualitárias dos mais diversos grupos participarem do recrutamento. 

Além de uma questão ética e moral, estamos falando de negócios: uma pesquisa da McKinsey, de 2015, revelou que a igualdade de gênero deve render 12 trilhões de dólares para a economia global até 2025.

Por isso, se você está interessado em construir um processo seletivo mais inclusivo na sua empresa, confira as próximas dicas:

Anúncio inclusivo

A preocupação com a inclusão deve se estender de ponta a ponta, em todos os processos de uma corporação. Por isso, o primeiro ponto de atenção deve ser o anúncio da vaga. É importante garantir que as pessoas se sintam acolhidas e motivadas à inscrição.

Para isso, é preferível não fazer distinção de gênero no texto da vaga. Use pronomes neutros sempre que possível. Caso a empresa tenha programas exclusivos de contratação, também deixe isso claro, sinalizando se a vaga é para mulheres, negros ou indígenas, por exemplo.

Vale ressaltar que, no caso de vagas exclusivas, é importante tomar cuidado para não fazer exigências incompatíveis com a realidade majoritária de determinado grupo. Estamos falando, por exemplo, de níveis de formação ou experiências em cargos específicos.

Exigência de idioma

Você fala e entende a língua inglesa em um nível avançado? Então, você faz parte da seleta fatia de 5% dos brasileiros aptos ao idioma. 

Se você abrir as vagas disponíveis hoje no Linkedin, por exemplo, poderá notar que grande parte delas exige a língua estrangeira como pré-requisito. Isso significa dizer que muitas das oportunidades deixam de fora cerca de 95% da população do país. 

Os números impressionam e servem para reflexão dos recrutadores preocupados com um processo seletivo mais inclusivo. Será que isso é realmente necessário? Em muitos casos é algo facilmente contornável com a disponibilização de capacitação em línguas no decorrer da carreira do funcionário.

Processo seletivo com acessibilidade

A acessibilidade deve existir em todos os pontos de contato com a empresa. Na sede física, o espaço deve ser adaptado com rampas de acesso, banheiros inclusivos, mesas adaptadas e demais dispositivos necessários, conforme assegurado por lei.

Com a popularização dos processos seletivos on-line, falar sobre acessibilidade tecnológica também é essencial. É importante investir em plataformas de recrutamento modernas, além de softwares de acessibilidade, que permitam tradução em libras e a utilização de leitor de telas, por exemplo.

Liderança inclusiva

Se você quer desenvolver um processo seletivo mais inclusivo, é porque se preocupa com o posicionamento da sua marca e entende o papel social que uma empresa exerce, não é? Então sua empresa também deve ter atenção ao quadro de líderes e gestores.

A inclusão deve ser implementada de forma horizontal e precisa se estender aos maiores cargos. Apenas líderes verdadeiramente comprometidos com a causa serão capazes de aderir às mudanças necessárias. É importante haver representatividade em todos os níveis da empresa.

Ficou mais claro o caminho para desenvolver um processo seletivo mais inclusivo? Lembre-se que é importante se manter aberto aos novos conhecimentos e ter empatia para atender demandas diferentes das suas.

Se quiser se aprofundar mais nesse tema, conheça as 6 características da liderança inclusiva.

One Reply to “Como criar um processo seletivo mais inclusivo”

  1. […] A preocupação com a inclusão não deve estar apenas no discurso, mas no dia a dia da empresa. Para contratar profissionais diversos, é necessário ter atenção ao anúncio da vaga, para que seja escrita de maneira clara e inclusiva. Também é necessário ter cuidado com alguns pré-requisitos que não são realmente essenciais, mas impedem muitas pessoas de participar do processo. Entenda mais sobre processos seletivos inclusivos aqui. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *