12jan

Que tal conferir algumas ações consideradas exemplo em diversidade? Veja o que as empresas estão fazendo!

Quando o assunto é inclusão no ambiente de trabalho, não resta dúvida de que ainda há muito trabalho pela frente. Mas existem empresas que já iniciaram seu processo de autocrítica e mudança cultural e, com isso, tornaram-se bons exemplos para diversidade e inclusão.

Observar estes exemplos pode inspirar outras empresas a se tornarem mais inclusivas. Confira os 3 casos que selecionamos para este artigo:

1. Diversidade de Gênero na Ambev

O grupo Ambev deu um bom exemplo de respeito à diversidade ao romper, depois de muitos anos, com as campanhas sexistas de cerveja, sobretudo da marca Skol.

As mudanças da sociedade pressionaram a empresa a repensar a imagem sexualizada das mulheres na divulgação da bebida. Para substituir a “mensagem tradicional” foram criadas diversas iniciativas, que se refletiram na campanha de marketing da marca.

Internamente, foram criados grupos dedicados às questões de diversidade e inclusão que ajudaram na elaboração de outras políticas de publicidade e também de contratação e treinamento de pessoas.

Uma das ações de marketing que se destacou foi em prol da causa LGBTQIA+, em que a Skol se juntou com outras grandes marcas e “emprestou” suas letras para conscientização sobre o tema. Os produtos passaram a ser comercializados com a logo “Sko”, sem o L. Veja:

A marca também já se posicionou contra a desigualdade étnica, questionou a valorização da aparência estética, de faixa etária, entre outras causas. Sobretudo, a transformação realizada pela Ambev e exibida em seu novo posicionamento permite que a marca se aproxime do seu público e seja reconhecida como referência em diversidade e inclusão.

2. Coca-Cola e o Orgulho LGBTQIA+

A Coca-Cola é outro exemplo em diversidade e inclusão, sobretudo no ambiente interno. Este caso prova que realizar ações inclusivas voltadas para as pessoas que trabalham na empresa é uma estratégia que funciona, inclusive, para o público externo.

A marca criou uma campanha interna para conscientização no Dia Internacional do Orgulho LGBT, se apropriando de uma frase homofóbica atrelada à marca: “Essa Coca é Fanta”. As equipes receberam latinhas de Fanta com o rótulo de Coca-Cola e o seguinte questionamento: “E daí?”.

Embora a campanha tenha sido exclusiva para quem trabalha na Coca-Cola, a ação viralizou e ganhou o coração do público.

A empresa preza pela diversidade não apenas em sua base de clientes, mas também no seu quadro de pessoal. Ela conta com políticas para equilíbrio de gênero, que garantem que metade das novas contratações sejam de mulheres, na tentativa de compensar a grande força de trabalho masculina que ainda existe nas fábricas. Além disso, caso haja empate de pessoas igualmente qualificadas para uma vaga, a preferência é da mulher.

3. Inclusão na Sodexo

A Sodexo é um exemplo em diversidade e inclusão no Brasil e no mundo, reconhecida e premiada por suas ações. Nos últimos anos, a marca tem criado programas de acolhimento a pessoas refugiadas, dando emprego digno e criando condições confortáveis de vida para quem precisou fugir da violência de seu país de origem.

Além do acolhimento, a Sodexo orienta as pessoas que lá trabalham sobre a forma correta de receber imigrantes. A marca acredita que a troca cultural torna o ambiente mais humanizado e empático, sendo positivo para todos os lados.

Gostou de conhecer algumas ações que são exemplo em diversidade e inclusão? Lembre-se que questionar e romper com as estruturas tradicionais é o primeiro passo.

Quer tornar sua empresa um exemplo de Diversidade e Inclusão? Faça nosso minicurso online “Diversidade na Firma“!

Deixe seu comentário abaixo, contando qual das ações você mais gostou!

4 Replies to “3 empresas que são exemplo em diversidade e inclusão”

  1. […] Respeito a pessoas de diferentes etnias, gêneros e classes sociais, por exemplo? Líderes de empresas muito grandes e bem posicionadas no mercado, como a Coca Cola? Processos seletivos mais […]

    1. Sim, respeito às diferenças é a base para inclusão!

  2. […] falando de um grupo de colaboradores que desempenha funções importantes para manutenção da pluralidade da empresa. Seu principal papel é acolher diferentes perfis sociais, culturais e comportamentais, que podem […]

    1. Acolher a diferença é o primeiro passo da diversidade e inclusão! Obrigada pelo comentário, super pertinente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *