10jan

Você conhece os verdadeiros benefícios de ser uma empresa inclusiva? Nós adiantamos que elas vão da cultura organizacional até o faturamento. Entenda!
Sabia que ser uma empresa inclusiva gera muitos benefícios, que vão desde o clima organizacional até o faturamento? Levando em conta que o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo, segundo pesquisa, pensar em diversidade e inclusão se torna ainda mais urgente!

Falaremos mais sobre o assunto nos próximos parágrafos. Confira!

Mas primeiro, o que é uma empresa inclusiva?

Embora pareça óbvio, é necessário reforçar que, para ser uma empresa inclusiva, não basta apenas ter na equipe algumas pessoas que fazem parte de grupos minorizados.

Mais do que isso, é necessário criar estratégias de diálogo que garantam equidade e acesso dessas pessoas a todos os cargos, incluindo os de gestão e de direção.

Quando falamos que uma empresa é inclusiva significa que ela tem meios e ações práticas para driblar a exclusão provocada pelas diferenças de educação, idade, gênero, origem étnica, classe social e deficiência.

Além de dar atenção à pauta, cabe às empresas terem um papel ativo na criação de estratégias que solucionem as desigualdades no ambiente de trabalho.

Trata-se, na verdade, de uma estratégia de negócio que altera toda a cultura da empresa, e que, se bem executada, traz muitos benefícios.

Conheça nosso curso online “Diversidade na Firma” e saiba como levar diversidade e inclusão para sua empresa!

Veremos alguns deles abaixo.

Quais as vantagens de ser uma empresa inclusiva?

Para a empresa

1. Mais criatividade e inovação

Quanto mais diversa é uma equipe, maiores as possibilidades de ser criativo e inovar no ambiente de trabalho. Isso porque a diferença entre as pessoas enriquece o diálogo e a busca por novas soluções.

Cada pessoa passa por vivências diferentes e isso faz com que enxerguem a mesma questão de pontos de vista distintos. Desde que todas as pessoas tenham espaço para expor sua opinião, mesmo que ela seja divergente da opinião do grupo, isso será muito agregador para uma corporação, afinal, inovação e criatividade são palavras-chave para os negócios que querem se destacar no mercado.

2. Melhoria da imagem da empresa

Uma empresa que se preocupa com a diversidade e cumpre seu papel social tem muito mais valor aos olhos de investidores, colaboradores e, claro, clientes.

Cada vez mais, consumidores se interessam e se relacionam com marcas com propósito. Por isso, ser uma empresa inclusiva é uma forma de se responsabilizar com a sociedade como um todo e conseguir o engajamento de mais embaixadores da sua marca. 

3. Melhor gestão de conflitos

Uma empresa que abraça as diferenças consegue lidar melhor com opiniões diferentes, respeitando o ponto de vista de cada pessoa. Em vez de buscar eliminar o conflito, a empresa trabalha para que, mesmo que haja divergências no cotidiano, elas sejam toleradas, discutidas e até bem-vindas.

Para isso, é preciso ter políticas claras e conscientizar as pessoas sobre qual o comportamento esperado, de respeito, escuta e empatia.

4. Resultados financeiros superiores

Uma empresa que mantém uma equipe criativa e satisfeita e que consegue uma imagem positiva no mercado, por consequência, é uma empresa que tem melhores resultados.

Pesquisa realizada com empresas de países da América Latina mostra a relação direta entre diversidade e performance financeira, com chances significativamente maiores de empresas inclusivas terem melhores resultados do que seus concorrentes.

No fim das contas, criar uma cultura organizacional inclusiva além de ético, pode ser uma estratégia de negócio que gera mais lucro.

Para as pessoas

É claro que as pessoas que trabalham em empresas inclusivas também são beneficiadas. Afinal, quanto melhor for o ambiente de trabalho, mais felizes e engajadas as pessoas se sentem. Veja algumas vantagens: 

5. Dar oportunidade para todas as pessoas

Trabalhar numa empresa que se compromete com a equidade faz toda a diferença. As pessoas se sentem melhor para produzir e se dedicar à empresa, porque não têm a preocupação de encontrar outra oportunidade melhor, já que existem mecanismos para que todas as pessoas aprendam e evoluam na carreira.

6. Ambiente de trabalho mais agradável e respeitoso

Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto a física, quando o assunto é trabalho. Ter um ambiente de confiança e de respeito, poder dar sua opinião sem sofrer retaliações e sentir aceitação e acolhimento sendo quem realmente é são pontos fundamentais para que as pessoas tenham segurança psicológica e não adoçam por conta do trabalho.

7. Cultura colaborativa

Uma empresa inclusiva cria meios para que as equipes sejam mais colaborativas e integradas. Com isso, as pessoas se sentem à vontade para sugerir e auxiliar colegas e também para pedir ajuda quando precisarem.

Se você chegou até aqui, percebeu que ser uma empresa inclusiva traz muitas vantagens, seja para ela mesma, como para as pessoas que lá trabalham. Esta é uma pauta cada vez mais urgente e não deve ser negligenciada por gestores e diretores.

Gostou deste artigo? Então acompanhe nossa página no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos!

2 Replies to “7 vantagens de ser uma empresa inclusiva”

  1. […] já deve saber que investir em uma liderança inclusiva traz muitas vantagens para a empresa: é uma forma de valorizar a equipe, aumentar a produtividade e ainda trazer mais […]

    1. Se bem implantando, um programa de diversidade traz muitas vantagens para o ambiente organizacional! Obrigada pela contribuição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *